A WavEC – Offshore Renewables realizou recentemente uma operação no Estuário do Sado, no âmbito da Agenda ATE, para testar novas soluções tecnológicas que respondam às exigências do setor eólico offshore.
No âmbito do WP 7 – Produção de energia de base renovável – eólica offshore, este projeto “Processo de fabricação e armazenamento de uma plataforma offshore inteligente” procura criar métodos mais eficazes para monitorizar plataformas flutuantes e avaliar os impactos ambientais de forma contínua. Foram utilizados equipamentos especializados, como sensores acústicos para captar sons subaquáticos, instrumentos para medir correntes marítimas e ondas, e uma estação meteorológica para registar o clima local. Todos esses dispositivos foram conectados a uma infraestrutura em terra, permitindo uma análise de dados em tempo real e a criação de uma base sólida para decisões mais informadas.
Este trabalho representa um importante passo para tornar mais eficiente a construção, instalação e operação de estruturas eólicas no mar, além de contribuir para um melhor entendimento das condições ambientais e dos seus efeitos.
O sucesso desta ação é assegurado pela colaboração entre WavEC, Etermar Energia, Etermar – Engenharia S.A., INESC TEC e Fórum Oceano, reforçando o compromisso com a inovação e sustentabilidade no setor de energias renováveis.
Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da Agenda ATE.