Atuamos em 6
Atuamos em 6
áreas de intervenção
Aumentar a competitividade e a resiliência da economia e colocar no mercado novos produtos e serviços altamente inovadores
Aumentar a competitividade e a resiliência da economia e colocar no mercado novos produtos e serviços altamente inovadores
Posicionar Portugal como líder em soluções energéticas sustentáveis
6 áreas que visam aumentar a competitividade e a resiliência da economia
Colocar no mercado novos produtos e serviços altamente inovadores
Colocar no mercado novos produtos e serviços altamente inovadores
Descarbonização do sistema energético
Modernização das infraestruturas energéticas: integração de fontes renováveis e adaptação às variações de oferta e procura de energia para um fornecimento confiável.
Investimento em soluções de armazenamento de energia: acumular energia renovável para garantir estabilidade mesmo com variações na produção.
Reindustrialização e uso circular de recursos
Cadeia produtiva circular de componentes tecnológicos: adotar práticas de economia circular para minimizar desperdícios e reduzir impactos ambientais.
Transição energética nos utilizadores industriais/comerciais: promover práticas sustentáveis e eficiência energética para reduzir consumo e emissões.
Digitalização do setor energético
Aceleração da digitalização e redes inteligentes: implementar tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e resiliência das redes elétricas.
Interoperabilidade e gestão de ativos: assegurar uma comunicação eficaz entre sistemas para otimizar a eficiência, reduzir custos e aumentar a vida útil dos equipamentos.
Gestão de energia e cidades inteligentes: desenvolver soluções para a gestão eficiente de energia em áreas urbanas.
Descentralização e democratização da energia
Modelos de negócio para micro-redes e comunidades de energia: criar soluções inovadoras para facilitar a gestão descentralizada e atrair novas entidades para a transição energética.
Soluções inovadoras de eficiência energética e novos produtos para comunidades de energia: promover tecnologias, políticas de incentivo, soluções de armazenamento e plataformas de gestão colaborativa.
Novas soluções e produtos para sistemas de energia renovável e armazenamento: desenvolver soluções para solar, eólica e hidrogénio verde como alternativas sustentáveis.
Mobilidade e indústrias sustentáveis
Soluções de mobilidade elétrica urbana net-zero e infraestruturas de carregamento: incentivar veículos de emissão zero e redes de carregamento para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Descarbonização da logística e a implementação de processos industriais de baixo carbono: adotar tecnologias para reduzir emissões e promover cadeias logísticas curtas e sustentáveis.
Capacitação e Aceleração de Negócio
Criação de massa crítica nacional: investir no desenvolvimento de competências para enfrentar os desafios da transição energética.
Colaboração entre os sistemas empresarial e científico: fortalecer parcerias para acelerar a inovação e otimizar processos sustentáveis.
Apoio a PMEs: estimular novas tecnologias e soluções sustentáveis para diversificar o mercado, gerar empregos e fortalecer a economia local.