Numa iniciativa pioneira para a transição energética urbana, está a ser implementada no Município de Águeda a Plataforma de Otimização Energética Municipal (POEM), um projeto inovador que visa transformar a gestão de ativos energéticos nas cidades.
Gestão inteligente da energia urbana
Os municípios gerem um vasto número de ativos energéticos, incluindo consumidores, produtores e armazenadores de energia, o que torna desafiadora uma gestão integrada e eficaz desses recursos. A POEM surge como resposta a essa necessidade, proporcionando uma interface única que integra múltiplas sub-plataformas dedicadas à produção e armazenamento de energias renováveis, gestão de energia em edifícios públicos, iluminação pública, carregadores de veículos elétricos e outras fontes de informação.
Tecnologia e inovação para a sustentabilidade
Através de modelos e algoritmos de Inteligência Artificial, a POEM será capaz de identificar, quantificar e recomendar decisões de otimização energética. Essas novas funcionalidades têm o potencial de transformar a forma como as cidades gerem a sua transição energética, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável rumo à neutralidade carbónica.
Parcerias estratégicas
Coordenada pela BrightCity, com a participação da SONAE Sierra, NOS, INEGI e CCG, a POEM e em estreita colaboração com o Município de Águeda, esta parceria permite que a plataforma beneficie das soluções de inteligência urbana já implementadas neste município, alinhando-se com a sua estratégia de descarbonização e digitalização. O projeto conta com um investimento total de cerca de 3,4 milhões de euros.
Este projeto é financiado pelo PRR através da Agenda ATE.