A Conferência ATE que se realizou no dia 26 de junho no Super Bock arena, no Porto, reuniu cerca de 200 participantes, entre parceiros da Agenda ATE, convidados e público geral, em torno de um debate colaborativo sobre a urgência de acelerar a transição energética .
Ao todo, 21 oradores de excelência partilharam perspetivas complementares:
- Durante a sessão de abertura, o Presidente da Associação ATE, Miguel Pereira Gomes, destacou a necessidade de robustos frameworks regulatórios e Pedro Dominguinhos da CNA‑PRR, enfatizou que “sem cooperação entre empresas, academia e poder político para cumprir as metas e prazos do PRR, Portugal pode ficar para trás na transição energética”.
- O keynote João Peças Lopes (INESC TEC) reforçou que “se a descarbonização deixar de ser prioridade, arriscamos comprometer o futuro energético do país”.
- Painéis sobre parcerias estratégicas, IA nas redes elétricas, mobilidade elétrica e cidades inteligentes apresentaram casos concretos de transição e sublinharam de novo a importância da colaboração entre indústria, academia e poder local.
Com 15 stands de exposição, a conferência foi palco para os projetos inovadores da ATE e dos seus parceiros – uma vitrine de tecnologia aplicada: monitorização de redes, digitalização, IA, mobilidade elétrica e soluções de eficiência energética.
Agradecemos a todos os oradores, expositores, parceiros da Agenda ATE e convidados que, com o seu contributo, tornaram esta iniciativa um verdadeiro sucesso. Juntos, mostramos que é possível acelerar a transição energética e construir hoje o futuro sustentável que queremos para amanhã.
Veja aqui os melhores momentos da conferência: Aceda à galeria de fotos