Skip to main content

O ISQ está a desenvolver o FADO, uma ferramenta de suporte à decisão para ajudar as indústrias na reconversão das suas infraestruturas de distribuição de gás para acomodar a nova mistura de Hidrogénio/Gás Natural (H2/GN).

Uma solução para a transição energética

A degradação de materiais pelo hidrogénio continua a ser um desafio técnico. Este software vai ajudar a identificar e a planear as atualizações necessárias para que as infraestruturas possam operar de forma segura e eficiente com gases renováveis, minimizando riscos e garantindo a confiança das indústrias no novo modelo energético.

Tecnologia e digitalização
Os módulos desta ferramenta avaliam os diversos componentes das infraestruturas de transporte de gás, definindo requisitos funcionais e desenhando uma interface intuitiva para o utilizador.

Adicionalmente, estão em curso estudos técnicos para especificar a reconversão de infraestruturas industriais para o uso de hidrogénio em sistemas térmicos, como fornos na indústria cerâmica.

Este projeto considera a aplicação de metodologias digitais para agilizar a tomada de decisão e a gestão de infraestruturas críticas, otimizando investimentos elevados tanto na implementação como na manutenção dos ativos industriais.

Demonstração em ambiente real
Para validar a eficácia do FADO, será realizado um protótipo de demonstração em ambiente operacional em Torres Vedras, que visa promover uma sociedade neutra em carbono na região Oeste, reforçando o compromisso com a transição energética sustentável.

Parceria estratégica e investimento
O projeto é liderado pelo ISQ, em colaboração com a Smartenergy, e conta com um investimento total de 1,5 milhões de euros do PRR, através da ATE-Aliança para a Transição Energética.