Skip to main content

A OPT (Optimização e Planeamento de Transportes, S.A.) está a desenvolver uma plataforma inovadora para a Gestão Multimodal de Transporte Público, focada na sincronização eficiente das redes de transporte em Portugal.

Uma solução para melhor coordenação e eficiência

A crescente integração entre diferentes modos de transporte exige uma gestão mais eficaz para reduzir atrasos e melhorar a experiência dos passageiros. A nova plataforma permitirá avaliar e otimizar a coordenação entre operadores, garantindo ligações mais eficientes.

Tecnologia de ponta ao serviço da mobilidade

A solução utiliza algoritmos avançados para sincronizar horários e prever fluxos de passageiros, baseando-se em dados de sensores, interfaces multimodais e perfis gerados por inquéritos e modelos matemáticos.

O piloto demonstrador está em implementação nas estações de Ermesinde (Porto) e Cais do Sodré (Lisboa), com um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. O projeto conta com parceiros como o INESC-TEC, Universidade do Porto, IST, IDMEC, ISEL, SOLVIT e Nomad Tech e será testado no primeiro semestre de 2025.

Este projeto é co-financiado pelo PRR, através da ATE-Aliança para a Transição Energética.