Skip to main content

A gestão de ativos no setor da energia garante que todos os equipamentos e infraestruturas de produção, transmissão e distribuição de energia funcionem de forma segura, eficiente e económica ao longo do seu ciclo de vida, sendo necessário equilibrar eficiência, sustentabilidade e custos. Este é o objetivo do PPS 43 liderado pela ENEIDA.

Face ao desafio, e no âmbito deste projeto, a ENLINE, está a desenvolver soluções digitais avançadas para tornar a gestão destes ativos mais inteligente e eficiente ajudando a prevenir falhas, reduzir perdas e melhorar a manutenção.

Um dos principais avanços do projeto foi o desenvolvimento da interface visual do sistema elétrico em análise, que indica trechos em sobrecarga, emite alertas de proteção e recomendações. Os próximos passos incluem a conclusão de testes e o início de simulações.

Ao combinar monitorização em tempo real, análise preditiva e tecnologias inovadoras, o projeto promove a sustentabilidade, a fiabilidade e o desempenho económico da cadeia de valor da energia, abrindo caminho para novas oportunidades de inovação e serviços inteligentes.