Skip to main content

Atualmente, a inspeção de pipelines ainda apresenta limitações na cobertura, resolução e deteção em tempo real de fugas ou anomalias, o que dificulta uma avaliação rápida, atualizada e precisa dos riscos.

Neste contexto, a TEKEVER em colaboração com o ISQ, está a desenvolver drones de asa fixa e navegação autónoma, que usam sensores para detetar e mapear fugas de gás. Recolhem imagens dos pipelines, ajudam a identificar problemas, apoiam a manutenção e avaliam os riscos ao redor, reforçando a segurança e fiabilidade das redes de transporte de gás.

Foram realizados estudos e atualizações no sistema de monitorização de gases para garantir que este seja confiável e resistente, assim como a aquisição de equipamentos para criar protótipos pequenos e fáceis de transportar. Já existem resultados preliminares que estão a ser analisados para serem implementados em testes futuros. 

O objetivo principal é alcançar deteções em tempo real levando a uma avaliação rápida e atualizada e precisa dos riscos, quer pela aplicação de drones quer pela sensorização local – outro projeto em desenvolvimento.