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A PRF está a testar no terreno a GRIDRHYVE, a sua estação portátil de abastecimento de hidrogénio “plug-and-play”, capaz de operar em 350 bar (H35) e 700 bar (H70) com arrefecimento a -40 °C (T40) e comissionamento rápido. Concebida em contentor, integra compressão, armazenamento e abastecimento, reduzindo a necessidade de obras civis e facilitando o reposicionamento em estaleiro.

O protótipo foi mobilizado para a uma obra rodoviária na Noruega, onde abastece dois veículos: uma escavadora de 30 toneladas convertida para hidrogénio (célula de combustível e baterias) e um carro ligeiro Toyota Mirai.

A obra de construção de uma autoestrada exige deslocações frequentes da solução, demonstrando a sua portabilidade e robustez. A operação tem gerado feedback valioso em diferentes contextos de utilização, consolidando a maturidade da solução e apontando oportunidades de melhoria.

Foi identificado um ponto de otimização no desenho da linha de arrefecimento, a implementar no regresso do protótipo às instalações da PRF, previsto para o final de 2025. Nessa fase, será realizada nova avaliação de desempenho reforçando o ciclo de melhoria contínua e a validação da GRIDRHYVE para aplicações reais.

Figura 1. GRIDRHYVE a abastecer um Mirai no estaleiro de obra

Figura 2. Local da obra de construção de autoestrada na Noruega

Figura 3. Ambiente de obra no qual a GRIDRHYVE está a ser testada